Câmara Escola
Programa Câmara Escola da Câmara Municipal de Itabira
Publicado em 21/12/2015 14:04 - Atualizado em 22/12/2015 20:05
CÂMARA ESCOLA 2015
“EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA”
O Câmara Escola é um programa de Educação para Cidadania destinado aos estudantes do ensino fundamental de Itabira, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento.
1- INTRODUÇÃO
O Câmara Escola é um programa de Educação para Cidadania destinado aos estudantes do ensino fundamental de Itabira, que cria para os adolescentes uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento.
Desde 1998, a Câmara de Itabira realiza o Projeto Câmara Escola. ? A cada ano as escolas tem oportunidade de participar deste projeto, em que os alunos desenvolvem indicações que são encaminhadas para executivo através da Mesa Diretora.?
A Câmara mobiliza escolas do ensino fundamental com auxílio de Professor trabalham um Cartilha oferecida pela Câmara que fala sobre o funcionamento do Legislativo e a participação da Comunidade.
No ano de 2014 trabalhamos com 11 Escolas (9 pública e 2 particular). Sendo que 1 escola particular foi alunos do 2º ano, que pode ser considerado Câmara Mirim. A Escola solicitou a visita dos alunos a esta Casa por fazer parte do conteúdo trabalhado na etapa.
2 - OBJETIVOS
Estimular a formação política e cidadã de estudantes do fundamental, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
§ Levar os adoslescentes a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.
§ Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas,
debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
§ Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de Educação para a Cidadania.
3 - JUSTIFICATIVA
A compreensão do significado da representação popular e a vivência do processo democrático contribuem para o pleno desenvolvimento da pessoa e o seu preparo para o exercício da cidadania. A educação política dos adolescentes e jovens estudantes é um processo que deve extrapolar os bancos escolares, desenvolvendo a capacidade e a vocação política.
A reflexão crítica da sociedade se impõe e a Câmara dos Vereadores pode contribuir para que haja efetiva participação na formação de jovens com esta consciência crítica. A participação de adolescentes e jovens nas atividades que aqui são propostas adquire maior relevância, na medida em que são atividades que procuraram difundir princípios fundamentais como o da liberdade de expressão e o da pluralidade de pensamento, bem como o apreço à tolerância e ao diálogo.
O Câmara Escola muito contribuirá para ampliar os conhecimentos de nossos adolescentes. Cabe a esta geração a responsabilidade de criar uma alternativa em nosso parlamento, abrindo para cada jovem aluno o conhecimento do processo democrático, o desejo de ir e vir, como cidadãos informados, lúcidos e atuantes.
4 - METODOLOGIA
- O Câmara Escola será realizado com a participação de alunos do ensino fundamental;
- Janeiro – Apresentar o Projeto ao Presidente;
- Definir quais escolas;
- Definir os monitores;
- Lançamento Câmara Escola – mês de fevereiro – junto com PJ;
- Encontros com os alunos na Escola;
- Visita dos alunos a Câmara;
- Encerramento com entrega de Certificados com presença da família e comunidade – Itabira – a definir
por Câmara de Itabira